terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Pão de Batata

No meu primeiro post resolvi comentar a minha experiência com a "Mistura para Pão de Batata" Fleischmann que ganhei após a minha experiencia com a "Mistura para Pão Australiano" (vou contar esta aventura em outro post).

Como hoje sobrou um tempinho, resolvi fazer um pão. Peguei a mistura pronta da e comecei a saga.


Fui vendo os ingredientes: ovos, leite, fermento para pão e “opa”,  na lista de ingredientes falava de uma colher de margarina....

Ops...acho que faltou alguma coisa...

Mas uma colher do que? de “sopa”, “de sobremesa”, “ de chá”, “de pedreiro”?




 


Bom... parei de mimimi, considerei que era uma colher de sopa e fui em frente...

Quantos ingredientes para uma mistura pronta ...né? Além disso você ainda tem que comprar o fermento para pão a parte. Pobres mortais (lindos maravilhosos) que não leram as instruções de preparo no mercado e mandam os pobres maridos no mercadinho da esquina comprar o que faltou...

Esquema que mostra marido rumo ao mercadinho em um dia frio...

Todo mundo fala que o fermento deveria vir dentro do pacote e eu concordo. Vai saber porque o fabricante faz isso? Vai ver que acham que somos super “mamas” que tem fermento biológico a todo momento em casa...

Coloquei os ingredientes, a massa ficou meio “grudentinha”, acrescentei uma colher de farinho como manda a embalagem e ainda ficou meio pegajosa, achei melhor  assim que dura demais, já que na embalagem fala apenas:

“Caso a massa fique pegajosa, acrescente 1 colher de sopa de farinha e acerte o ponto;

Mas ponto de que Santo Cristo? Tratam-me como se eu visse o programa da Palmirinha todo o dia.

E se meu ovo era maior?!? (olha a piadinha pronta...) ......
                         
                                         Ok...Ok...Tô exagerando...


Mas isso aqui...ahhh...eu já vi


.....e se eu coloquei uma colher de "sei lá o que de" de margarina  diferente do que deveria ser.
(acho que fiquei magoadinha com o "lance" da colher)
 
colher de manteiga "muquirana"
                    
Colher de manteiga humm...
mais ou menos



Bom vamos aos resultados....

Não tirei foto da massa com o primeiro crescimento... a embalagem pede mais ou menos 15 minutos, deixei bem mais (mais ou menos uns 30 minutos) porque estava frio...Não cresceu muito...

Sovei a massa e deixei crescer a segunda vez...

Confesso que como era tarde deixei para assar o pão no dia seguinte...

Na manhã seguinte, ele cresceu bastante e dobrou de volume como a receita pedia...

Esse "umbiguinho" para fora foi ideia da filhota.
Ficou muito bom, não durou um dia inteiro...(kkk olha ai o parâmetro para o grau de satisfação do pessoal daqui de casa).

                          
                               Olha o pão quentinho...
...minha gente.


 


Vou tentar as outras misturas, mas com essas instruções incompletas fica difícil acertar.

Pretendo enviar um e-mail para o fabricante para dar o retorno sobre este ponto da "colher de sei lá o que" e da massa grudenta.

Eu realmente acho que este tipo de retorno para as empresas é bom..

Tem gente que fica frustada quando um produto não funciona e nunca mais compra.

Poxa, se a pessoa não tem experiência na cozinha ou se você quer acertar todas as vezes as instruções devem ser mais claras.

Mesmo assim, o pão de batata esta aprovado.

APROVADO


Seja bem vindo

Olá, seja bem vindo ao meu blog, me chamo Vanessa, sou da capital paulista, já passei um pouquinho dos 30, estou tendo sucesso em criar uma bela família constituída por marido, filha, dois cachorros e alguns peixinhos. Minha carreira profissional também está indo de acordo com o planejado, por isso resolvi colocar aqui algumas experiências adquiridas.

O nome do blog “sobrou um tempinho” não é ao acaso. Por todas essas tarefas acima mencionadas eu não poderia pensar em nome melhor (na verdade o mérito não é só meu, mas do meu marido também).

Então como o nome já menciona não posso prometer textos semanais e nem algum tipo de periodicidade, afinal só irei me aventurar por aqui quando ocorrer o mesmo (milagre) que me ocorreu hoje. Já resolvi as minhas pendências no trabalho, o marido, a filhota e os cachorros estão de barriga cheia (ops...os peixinhos!!) e por acaso do acaso me “sobrou um tempinho” então corri pra cá.

Irei relatar desde simples aventuras na cozinha, perigosas travessias no campo do trabalho artesanal e até (por que não) deliciosos passeios pela cidade com a família.

Não tenho a intenção de ser dona da verdade em nenhum assunto aqui descrito, apenas gostaria que os leitores recebessem essas informações da mesma forma que recebem uma dica daquela saudosa amiga de infância, que por mais errada que esteja ela não faz por maldade e sim por que ela tem um ponto de vista diferente ... ou... estão erradas mesmo. /: P 

Tentarei responder todos os comentários nos meus textos e os comentários que forem colocados na fan page (essa foi uma deixa pra dizer que tenho uma fan page, curte lá).

Com esse blog só tenho a pretensão de manter contato minhas queridas amigas (que sinto tanta falta de expressar as minhas humildes opiniões), quem sabe conquistar novas amigas, trocar ideias e experiências e ganhar um monte de mimos das empresas para testar porque todo mundo adora brindes por que comigo seria diferente, né?

Obrigado por me acompanhar até aqui e boa leitura.